Quinta, 13 de Agosto de 2020 00:02
93 991516680
Cidades do Xingu Hospital de Campanha

Hospital de Campanha de Altamira é inaugurado nesta sexta-feira

O governador do Pará, Helder Barbalho esteve presente na entrega, juntamente com o prefeito de Altamira e outras autoridades da região.

17/07/2020 13h27 Atualizada há 3 semanas
506
Por: Redação Xingu 230
Foto: Reprodução / Xingu 230
Foto: Reprodução / Xingu 230

*Atualização de informação no último parágrafo sobre o primeiro paciente recebido o HC.

Na manhã desta sexta-feira (17), foi inaugurado o Hospital de Campanha de Altamira, essa é a quinta unidade construída no Estado para atender pacientes acometidos pela Covid-19 ou síndrome aguda respiratória, o hospital receberá pacientes com covid-19 de nove municípios da região Xingu: Altamira, Medicilândia, Brasil Novo, Pacajá, Uruará, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu e Anapu.

A instalação do novo Hospital de Campanha foi através de um convênio firmado no dia 19 de maio deste ano entre o governo estadual e a prefeitura de Altamira, o contrato estabeleceu que a construção, gestão e contratação de profissionais estão a cargo da administração municipal, enquanto que o governo do Estado foi o agente financiador do empreendimento. O Hospital de Campanha estava com a estrutura pronta desde o dia 19 de junho, aguardando apenas o repasse por parte do governo estadual para o funcionamento.

A estrutura que é de média e alta complexidade, conta com 10 leitos de UTI e 50 leitos clínicos, e foi montado no Centro de Convenções e Cursos de Altamira. Segundo Helder, após o término do Hospital de Campanha, os 10 leitos de UTI continuarão para o hospital municipal de Altamira.

Durante a cerimônia também foi informado pelo governador, que ainda no fim da tarde de hoje, após o processo de desinfecção, o Hospital de Campanha já vai receber os seus primeiros 10 pacientes.

É esperado também uma publicação no diário oficial do Governo do estado que deve retirar a região do Xingu da classificação de bandeira vermelha, por conta do número de contagio do coronavírus, e pelo suporte do sistema de saúde.

“Não interpretem que essa mudança permite que as pessoas deixem de usar máscara, deixem de cumprir os protocolos, a higienização, e imaginem que essa mudança de bandeira é uma sinalização a estimular que as pessoas possam voltar à normalidade”, afirma Helder Barbalho.

Durante pronunciamento, Helder disse que o governo do estado estará dando leitos de UTI para todos os municípios da região, que estiverem estrutura para receber.

“Inclusive já é um alerta para os prefeitos para ter retaguarda de UTI em sua estrutura municipal, porque isso vai permitir que avance especialidades importantes, mas que necessitam de uma retaguarda de UTI para que os procedimentos possam ser realizados nestas estruturas”.

Primeiros pacientes

Em funcionamento, o Hospital recebeu ainda nesta sexta-feira (17) o seu primeiro paciente,  transferido do HGA, Hospital Geral de Altamira.

O paciente, um homem de 57 anos, está com quadro clínico estável e ocupa um dos leitos clínicos. Ao chegar ao Hospital, a equipe médica realizou os procedimentos e o mesmo já apresenta melhora do quadro de dispneia sem o uso de oxigênio.

 

Foto divulgação: Redes sociais Prefeitura de Altamira

 

Texto: Xingu 230, com informações de Junior Soares e Agência Pará

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Altamira - PA
Atualizado às 23h53 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 34°

30° Sensação
10 km/h Vento
64.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (14/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Sábado (15/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Anúncio
Anúncio
Anúncio