Sábado, 15 de Agosto de 2020 11:48
93 991516680
Cidades do Xingu Doação

Projeto do Campus Altamira faz doação de produtos de higiene, veja como ajudar

O projeto tem o propósito de produzir sabão para doar para famílias em vulnerabilidade socioeconômica e ONGs com trabalhos sociais

16/07/2020 15h30 Atualizada há 4 semanas
338
Por: Redação Xingu 230
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Professores da UFPA e do Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul) de Pelotas estão colaborando no projeto “Multiplicar e Dividir”, que tem o propósito de produzir sabão para doar para famílias em vulnerabilidade socioeconômica e ONGs com trabalhos sociais. Até o momento, já foi distribuído mais de meia tonelada de sabão para famílias em Altamira, um lar de idosos e uma entidade que  trabalha com crianças abandonadas.

Criado pela professora Nadja Costa, de Pelotas, as doações têm como objetivo ajudar a população vulnerável a manter seus hábitos de higiene pessoal durante a pandemia. O projeto também prevê a doação de máscaras, e multiplicar o sabão doado. Em Altamira, o projeto é coordenado pelos professores Jaime Barros dos Santos Júnior, Fábio Leão e Patrícia Bilhalva.

“De 3 kg de sabão transformamos em média 15 kg de sabão, produzimos de forma simples com sabão glicerinado, acúçar, álcool e sal, e com o sabão produzidos montamos kits e depois doação desses kits para a comunidade carente”, explica o  professor Jaime Júnior.

Segundo ele, essas ações são de extrema importância devido a crise causada pela Covid-19 atingir de maneira ainda mais fácil as populações carentes. “Com a emergência de saúde pública mundial,  surgiu  uma  grande  preocupação com a população carente que na maioria de suas casas não possui saneamento básico. Para se prevenir de tal mal, é necessário higiene básica. Uma das formas de prevenção é usar máscaras e lavar as mãos constantemente”.

O projeto, de acordo com o professor, deve continuar a ser divulgado para chegar em outras comunidades, e para isso é primordial que as instituições se uniam ainda mais para ajudar a população nesse momento de crise.

“É importante que a comunidade possa aprender e desenvolver o projeto na sua localidade, devido às longas distâncias das comunidades ribeirinhas, indígenas e  reassentamentos, precisamos transmitir o conhecimento e apoiar que os comunitários produzam nas suas próprias comunidades. Dessa forma proposta é fazer como foi feito pelo IFSUL, divulgar para que chegue a outros multiplicadores, da mesma forma que chegou a Altamira”.

Como ajudar - Doações em dinheiro podem  ser feitas pela plataforma Vakinha. Quem preferir, também pode doar materiais como álcool etílico 70,  sabão  glicerinado, açúcar,  sal,  plástico filme, bandejas de isopor e máscaras de tecido ou TNT na sede da Faculdade de Engenharia Florestal da UFPA, em Altamira.

Texto: Rafael Miyake - Assessoria de Comunicação da UFPA

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Altamira - PA
Atualizado às 11h35 - Fonte: Climatempo
30°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 35°

34° Sensação
15 km/h Vento
66% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Segunda (17/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio