Sexta, 14 de Agosto de 2020 19:56
93 991516680
Geral QUEIMADAS

Aumento de queimadas preocupa autoridades de cidades do Pará

No período mais seco, cenas de queimadas aumentam, principalmente em terrenos abandonados na área urbana

13/07/2020 14h07
70
Por: Redação Xingu 230 Fonte: G1 Pará
Foto: Reprodução / Internet
Foto: Reprodução / Internet

A diminuição das chuvas e as queimadas irregulares avançam pelo interior do Pará e preocupam autoridades de várias cidades. Operações de combate a crimes ambientais também se intensificam.

Agentes do Corpo de Bombeiros e brigadistas da Defesa Civil de Marabá, sudeste do estado, tiveram trabalho nesta sexta para controlar um incêndio em área de vegetação no núcleo São Félix, distante 7 km do centro da cidade. As chamas atingiram algumas castanheiras e o trabalho dos brigadistas impediu que a destruição fosse maior.

No período mais seco, cenas de queimadas aumentam, principalmente em terrenos abandonados na área urbana. Vinte brigadistas da Defesa Civil estão de plantão para reforçar o combate às queimadas, usando abafadores e caminhão pipa de 20 mil litros de água.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente de Marabá, em junho foram registradas 39 denúncias. Quatro atos de infração foram abertos para identificar e punir quem praticou os crimes ambientais.

Altamira

As queimadas também causam transtornos em Altamira, no sudoeste do estado. A cidade tem amanhecido encoberta por fumaça e há registros de foco de incêndio em vários pontos. As chamas se espalham pelas áreas de mata, em bairros distantes do centro da cidade.

A Secretaria de Meio Ambiente do município diz que está monitorando as ações irregulares. Este ano foi criada a plataforma Guardiões da Amazônia, aplicativo de celular para contribuir no combate ao desmatamento, atividade garimpeira e as queimadas. O usuário pode se cadastrar e conhecer as providências adotadas, após denúncia anônima.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 19h40 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 35°

29° Sensação
10 km/h Vento
53.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (15/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Domingo (16/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio