Sábado, 04 de Dezembro de 2021
93 991516680
Geral Pará

Projeto do Detran aprovado pela ONU forma agentes de trânsito de Belém e Castanhal

O curso com atividades teóricas e práticas segue as atualizações mais recentes na legislação nacional, que norteia todas as ações do Sistema Nacional de Trânsito

22/10/2021 15h25
65
Por: Redação Xingu230 Fonte: Secom Pará

Um grupo de 35 agentes de fiscalização do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), de Belém e de Castanhal, encerra, nesta sexta-feira (22), na capital, mais uma etapa do curso de aperfeiçoamento de novas práticas de fiscalização de vias urbanas e rodovias, com foco na segurança viária, dentro do projetoStrengthening Road Traffic Enforcement in Brazil(Fortalecimento da Fiscalização do Trânsito Rodoviário no Brasil), aprovado pelo Fundo das Nações Unidas para a Segurança Viária e supervisionado pela Comissão Econômica da ONU para América Latina e o Caribe (Cepal).

O curso iniciou no último dia 20 e conclui a quinta turma de formação de agentes de fiscalização com atividades teóricas e práticas. A meta do projeto é atingir 10 turmas. Luiz Otávio Miranda, da Comissão Operacional do projeto, ministrou as orientações aos agentes e conta que o conteúdo repassado já inclui as atualizações mais recentes na legislação nacional, como o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), que norteia todas as ações dos órgãos e entidades que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT) e afeta toda a sociedade, pois visa à redução do número de mortes e lesões no trânsito.

O curso também está atualizado com a publicação da Lei 14.229, que altera o Código de Trânsito Brasileiro. "O curso tem por objetivo estar sempre atualizado e repassar esta atualização aos agentes de trânsito, e a partir deste estamos incluindo discussões novas, como as fiscalizações móveis, não somente as físicas, dentro do aperfeiçoamento da abordagem aleatória", conta Miranda.

O fundo da ONU, via Cepal, prorrogou por mais um ano o financiamento do projeto, devido aos impactos provocados pela pandemia da covid-19. A iniciativa tem apresentado grandes resultados, tendo como objetivo adotar novos métodos para aumentar a eficiência das operações fiscalizatórias, em um esforço do governo estadual e do Detran de colocar o Pará - e consequentemente o País - na vanguarda das melhores práticas em termos de segurança e fiscalização viária mundial, reduzindo-os em pelo menos 50% até 2030. 

*Texto de Leandro Oliveira (Detran).

Por Governo do Pará (SECOM)
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Altamira - PA
Atualizado às 19h01 - Fonte: Climatempo
27°
Alguma nebulosidade

Mín. 24° Máx. 32°

31° Sensação
5 km/h Vento
89% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (05/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (06/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio