Sexta, 14 de Agosto de 2020 19:24
93 991516680
Cidades do Xingu Pandemia Covid-19

Sespa Altamira anuncia mais 10 leitos de UTIs pro Hospital Regional Público da Transamazônica

Os equipamentos que compõem esses leitos são os que foram doados pela Norte Energia e os respiradores encaminhados pelo governo do Estado

07/07/2020 15h38 Atualizada há 1 mês
103
Por: Redação Xingu 230
Foto: Divulgação/Wilson Soares
Foto: Divulgação/Wilson Soares

Ainda esta semana, serão implantados 10 novos leitos de UTIs no Hospital Regional da Transamazônica – (HRPT). A informação foi repassada a imprensa na manhã desta terça-feira, 07, pelo diretor da Sespa Altamira, Maurício Nascimento.

Para o funcionamento desses novos leitos foi assinado, na data de hoje, um aditivo entre a Sespa e a Pró-Saúde, empresa que administra os regionais no Pará.

O responsável pela Sespa na região do Xingu, também explicou como está o processo de ampliação dos leitos que serão construídos com os recursos que foram liberados pelo Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu – (PDRSXingu). De acordo com Maurício Nascimento, ainda esta semana será feita a licitação para compra dos equipamentos que irão atender as necessidades tanto do Regional, quanto do Hospital Municipal, a Saúde Indígena e dos ribeirinhos.

Em relação a disponibilidade de leitos para atender a população infectada com o vírus, o diretor da Sespa Mauricio Nascimento e o proprietário do Hospital Santo Agostinho, Jason do Couto, explicaram que no dia 14 de junho, foi firmado um contrato com Santo Agostinho, e que a partir de então vem atendendo pacientes encaminhados do Regional que não são portadores da covid-19. Ao todo 30 leitos foram contratos pela Sespa por um período de um mês, ao valor R$ 800 reais a diária de cada um, sendo toda a responsabilidade de médicos e medicamentos por conta do hospital privado.

De acordo com Maurício Nascimento, a contratação dos leitos da rede privada está servindo como retaguarda, pois se fez necessário para que pudesse ser feita a ampliação de leitos de UTIs no Regional

Maurício explicou ainda que os R$ 6 milhões continuam na conta e tudo será prestado conta conforme determina a lei, inclusive que será disponibilizado as informações no site da Sespa, assim que começarem a ser pagos os serviços e compras realizadas. O diretor da Sespa afirmou ainda que tudo está sendo providenciando conforme o plano elaborado antes da liberação dos recursos, e que inclusive foi o secretário de saúde de Altamira que listou os equipamentos necessários que fossem comprados para atender as necessidades do Hospital do município.

Luciane Madruga, gestora do HRPT explicou que apesar da demanda do Regional em atender a pacientes de casos moderadores e graves da covid-19, o hospital continua atendendo a pacientes vítimas de outras doenças e realizando exames laboratoriais de toda a região e que em junho foram realizadas 330 cirurgias, sendo 110 eletivas.

A coletiva aconteceu no auditório da Associação do Consórcio Belo Monte (ACBM), e reuniu o diretor da Sespa Altamira, Maurício Nascimento, médicos e representantes do Hospital Regional da Transamazônica, técnicos da Sespa, representado a comissão de fiscalização dos recursos o presidente da Associação Comercial, Odair de Pinho e pelo consórcio dos prefeitos, Jefferson Figueiredo. Além desses, também se fizeram presentes a professora Ivonete Coutinho, da Universidade Federal do Pará e o vereador Francisco Marcos, representando o Legislativo municipal.

Por Wilson Soares – A Voz do Xingu

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Altamira - PA
Atualizado às 19h20 - Fonte: Climatempo
32°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 35°

36° Sensação
10.1 km/h Vento
56% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (15/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Domingo (16/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio