Domingo, 24 de Outubro de 2021
93 991516680
Geral Pará

Segup promove eventos para fortalecer a ação das mulheres no âmbito da segurança pública

Fórum e encontro vão reunir, respectivamente, agentes femininas de segurança pública e guardas municipais. Objetivo é criar fórum permanente sobre o tema.

14/10/2021 15h20
23
Por: Redação Xingu230 Fonte: Secom Pará

Com intuito de integrar e promover o fortalecimento das mulheres na segurança pública no Estado e destacar o papel das guardas municipais, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) promove nos dias 26 e 27 de outubro, no auditório do Teatro Margarida Schivasappa, no Centur, em Belém, uma programação extensa voltada para esses dois públicos. As inscrições se iniciaram nesta quinta-feira, 14, de modo online, no site da instituição.

O I Fórum de Mulheres da Segurança Pública e o I Encontro Estadual de Guardas Municipais Femininas do Pará são o primeiro passo para a discussão, de forma contínua, do papel da mulher nas forças de segurança. O objetivo é criar um Fórum Permanente de debate sobre Mulher e Segurança Pública.

O fundamento das discussões nos dois fóruns será a lei nº 13.675, de 2018, com foco nas principais mudanças na Gestão de Segurança Pública e no protagonismo dos municípios na prevenção da violência e do crime. Haverá palestras ministradas pela primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, e pela Delegada titular da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV) da Polícia Civil, Ariane Rodrigues, entre outras. 

No dia 27, em alusão ao dia da Guarda Municipal, celebrado em 10 de outubro, a programação, voltada para homens e mulheres, propõe o debate sobre o protagonismo das guardas municipais nas estratégias da Segurança Pública. Neste dia, o governador Helder Barbalho estará presente e serão entregues 200 coletes balísticos para as guardas.

AÇÕES AFIRMATIVAS

Com os dois eventos, “a Segup pretende promover um ambiente de discussão multiagencial acerca de temas pertinentes à segurança pública, possibilitando uma atuação técnica e articulada dos órgãos do SIEDS (Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Pará)”, explica Luciano Oliveira, da organização do evento pela Segup.

A ideia é que ambos os eventos continuem nos próximos anos, dada a importância dos debates. “Ambos fortalecem tanto a atuação da policial feminina, quanto a Guarda Municipal, enfatizando ações afirmativas do gênero feminino no contexto da segurança pública”, assinala Luciano.

PROGRAMAÇÃO

O evento no dia 26 se inicia a partir das 8h, com credenciamento dos inscritos. Por volta das 10h, haverá a palestra ministrada pela primeira-dama, sobre o tema “Mulheres e a Gestão Pública”. Pela tarde, às 14h, a programação retoma com a exposição “Mulheres na Segurança Pública e a questão do Assédio”, com apresentação da tenente-coronel CBM Camila Paiva.

Em seguida, a delegada da Polícia Civil Ariane Rodrigues aborda o tema “Pesquisas acadêmicas para mulheres que atuam na Segurança Pública”. Ainda na tarde do dia 26, outras duas palestras completam a programação.

No dia seguinte, 27, o evento será aberto com credenciamento e palestra ministrada pelo secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, e o diretor do NGR/Segup, Dr. João Garcia Reis. “O Protagonismo das Guardas Municipais e os municípios na questão da Segurança Pública” será um dos temas discutidos no evento, que contará ainda com palestra do governador do Estado e entrega dos equipamentos aos guardas municipais.

INSCRIÇÕES

Para participar dos dois dias de evento, os participantes devem inscrever-se através de formulário disponível no site da Segup (www.segup.pa.gov.br), informar dados pessoais e finalizar. O evento é gratuito.

Por Governo do Pará (SECOM)
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.