Segunda, 13 de Julho de 2020 14:54
93 991516680
Pará Recomendação

MPF recomenda que UFPA mude forma de divulgação de resultado do processo seletivo

De acordo com a recomendação, UFPA deve adotar uma forma mais "clara e adequada" na divulgação dos dados.

30/06/2020 15h10
44
Por: Redação Xingu 230 Fonte: G1 Pará
Alunos procuram nomes no listão dos aprovados no vestibular da UFPA, divulgado neste sábado (5). — Foto: Cristino Martins/OLiberal
Alunos procuram nomes no listão dos aprovados no vestibular da UFPA, divulgado neste sábado (5). — Foto: Cristino Martins/OLiberal

O Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU) enviaram à Universidade Federal do Pará (UFPA) uma recomendação para que a instituição adote outra forma de divulgação do resultado do processo seletivo. De acordo com a recomendação, a UFPA deve adotar uma forma mais "clara e adequada" na divulgação dos dados, apresentando ao público as pontuações máximas e mínimas dos cursos de acordo com o resultado final do processo seletivo.

Segundo o MPF, a recomendação foi enviada à universidade no dia 23 de junho. O órgão ouviu candidatos que acreditavam acreditavam haver falhas na distribuição das vagas e solicitando apuração. O MPF chegou a instaurar um procedimento para apurar as denuncias e constatou que, de fato, não há erro na distribuição das vagas do processo seletivo.

No entanto, o MPF afirma que há uma "grande confusão" causada por conta do modelo de divulgação adotado pela UFPA. Segundo o órgão, a universidade não presta informações claras e causa equívocos na interpretação dos resultados.

De acordo com a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, a forma de divulgação do resultado também dificulta a fiscalização do processo seletivo. Segundo órgão, o modelo inviabiliza o controle dos atos administrativos pela comunidade acadêmica e pelos candidatos, gerando transtornos também para a universidade.

O MPF informou que a UFPA tem o prazo de 15 dias para se manifestar sobre a recomendação. Caso não haja resposta no prazo estabelecido, o MPF disse que pode tomar as medidas judiciais cabíveis.

Questionada sobre a recomendação, a UFPA informou que vai responder a questão no processo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 14h43 - Fonte: Climatempo
33°
Nuvens esparsas

Mín. 22° Máx. 33°

37° Sensação
6 km/h Vento
59% Umidade do ar
80% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (14/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (15/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio