Domingo, 24 de Outubro de 2021
93 991516680
Geral Pará

Detran recepciona motociclistas batedores formados pelo Exército

Entre os três novos profissionais aptos está a primeira mulher do Brasil formada como motociclista batedora pelo Exército brasileiro

07/10/2021 21h00
157
Por: Redação Xingu230 Fonte: Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

O trabalho dos motociclistas batedores exige habilidade, técnica e precisão
O trabalho dos motociclistas batedores exige habilidade, técnica e precisão - (Foto: Laís Souza / Ascom Detran)
O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) realizou na manhã desta quinta-feira (7) a solenidade de congratulação aos novos motociclistas batedores do órgão. Os agentes foram formados no VII Estágio de Motociclista Militar e Batedor, da 16ª Companhia de Polícia do Exército. São três novos batedores, que agora integram o Grupamento Tático Motociclístico (GTM). Entre eles está a agente Maria de Sousa, primeira mulher do Brasil a ser formar como motociclista batedora pelo Exército.

No Pará, o GTM possui 29 agentes, com 17 batedores formados pelo Exército. O curso teve duração de quatro semanas, incluindo instruções teóricas e práticas de frenagem e manuseabilidade nas vias da Grande Belém.

Equipe de motociclistas batedores do Detran do Pará
Equipe de motociclistas batedores do Detran do Pará - (Foto: Laís Souza / Ascom Detran)

A formação habilita agentes de segurança para participação em missões de escolta e segurança de comboios, conduzido em motocicletas. É um curso complexo, por envolver instruções com grau de risco inerente à condução de motocicleta. Este ano, foram formados 15 novos batedores, sendo três do Detran (agentes Sandro Félix, Robson Dantas e Maria Sousa). “Foram várias dificuldades durante o curso, mas é prazeroso poder realizá-lo, pois visamos sempre resguardar a vida dos pedestres e condutores. A partir do que aprendemos, vamos intensificar o conhecimento e as práticas que já realizávamos como agente de trânsito, agora como batedor em escoltas. Que este momento sirva de exemplo para outras mulheres”, disse Maria de Sousa.

Agente Alexandre Caetano Sousa, primeiro colocado no Encontro Nacional de Batedores do Brasil
Agente Alexandre Caetano Sousa, primeiro colocado no Encontro Nacional de Batedores do Brasil - (Foto: Laís Souza / Ascom Detran)

Primeiro lugar- O evento também homenageou o agente de fiscalização Alexandre Caetano de Sousa. Com 11 anos de atuação no Detran, Caetano foi o primeiro colocado no Encontro Nacional de Batedores do Brasil, realizado em setembro, em Brasília (DF). O agente competiu com cerca de 150 batedores, de diversos órgãos de segurança do País. Com apenas 2 minutos e 2 segundos de tempo de prova, Caetano foi o mais rápido e mais habilidoso agente a pilotar uma XRE 300, motocicleta traill de alta esportiva, a mais utilizada em operações de patrulhamento de trânsito. “É uma alegria muito grande participar como agente. Não é uma vitória só minha, mas da fiscalização, dos agentes e do Detran, como um todo”, enfatizou.

Agente Maria Sousa, pioneira na formação como motociclista batedora em curso ministrado pelo Exército
Agente Maria Sousa, pioneira na formação como motociclista batedora em curso ministrado pelo Exército - (Foto: Laís Souza / Ascom Detran)

No evento foi celebrado ainda o Dia Nacional do Agente da Autoridade de Trânsito - 23 de Setembro. Vários agentes e autoridades públicas foram premiados por colaborarem com o trabalho da categoria. “Parabenizo os agentes de trânsito que realizaram o curso, integrando a equipe de batedores do Detran, e a todos pelo bom desempenho no encontro nacional. São avanços concretos, que resultam da oportunidade e de uma série de investimentos do órgão na formação dos nossos agentes para aperfeiçoar o trabalho da fiscalização”, enfatizou o diretor Técnico-Operacional do Detran, José Bento Gouveia. (Colaboração: Laís Souza).

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.