Segunda, 13 de Julho de 2020 14:16
93 991516680
Pará Desmatamento

Altamira lidera o ranking de municípios que mais derrubaram árvores

Levantamento foi feito pelo Imazon. O estado do Pará lidera ranking de desmatamento da Amazônia no mês de maio

16/06/2020 15h40 Atualizada há 4 semanas
63
Por: Redação Xingu 230 Fonte: G1 Pará
Foto: Reprodução / Polícia Civil
Foto: Reprodução / Polícia Civil

Pará liderou o ranking de desmatamento da Amazônia no mês de maio, de acordo com dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Cerca de 40% da derrubada de árvores foi em território paraense. O estado também liderou a lista de desmatamento no mês de abril.

De acordo com o levantamento, a Amazônia perdeu 649km² de floresta nativa em maio. A taxa é a segunda maior registrada para o mês nos últimos dez anos. Altamira lidera o ranking de municípios que mais derrubaram árvores, com 97km² de área desmatada. Os municípios paraenses de São Félix do Xingu e Novo Progresso também aparecem na lista.

Ainda segundo os dados do sistema de alerta de desmatamento do Imazon, de agosto de 2019 a maio deste ano, a destruição da floresta amazônia tem crescido. O desmatamento acumulado nos últimos dez meses passa de 4.500km², com um aumento de 54% em relação ao período anterior. Os estados do Amazonas, Mato Grosso, Rondônia, Acre e Roraima também aparecem na lista alarmante.

O desmatamento ilegal também foi identificado em terras indígenas. A área indígena mais desmatada foi a Kayapó. O avanço da derrubada de árvores alerta ainda sobre os riscos de contágio do novo coronavírus em aldeias.

Em nota, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) informou que não foi comunicada oficialmente sobre o estudo. A Semas disse ainda que 61,31% do desmatamento registrado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) no Pará ocorreram em áreas de responsabilidade do Governo Federal. Nesse ano, segundo a Semas, 75 novos profissionais foram contratados para trabalhar no combate ao desmatamento ilegal e queimadas, com previsão de novas contratações até o fim do ano. A Secretaria ressaltou também que vem realizando operações e que a soma de áreas embargadas é de 46 mil hectares.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Altamira - PA
Atualizado às 14h03 - Fonte: Climatempo
33°
Nuvens esparsas

Mín. 22° Máx. 33°

37° Sensação
7 km/h Vento
63% Umidade do ar
80% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (14/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (15/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio