Sábado, 23 de Outubro de 2021
93 991516680
Geral Pará

Governo do Pará garante vagas de aprendizagem junto à Associação Paraense de Supermercados

Evento reuniu 12 redes de supermercado que aderiram à inciativa que visa sensibilizar empresas a disponibilizar vagas de aprendizagem a jovens

27/09/2021 19h20
78
Por: Redação Xingu230 Fonte: Secom Pará

Com o intuito de reforçar o compromisso com políticas públicas voltadas à juventude paraense, em especial os mais vulneráveis, o Governo do Pará realizou um ato de assinatura do termo de adesão do programa Primeiro Ofício junto à Associação Paraense de Supermercados (Aspas).

O evento, promovido na tarde da segunda-feira (27), no Palácio de Governo, reuniu 12 redes de supermercado que aderiram à inciativa que visa sensibilizar empresas a disponibilizar vagas de aprendizagem a jovens de 14 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade social.

“Hoje, nós alcançamos um importante patamar. O de mobilizar um grande segmento de nossa economia para ser o grande parceiro no chamamento de grandes conveniências, entre elas o de prestigiar os talentos de nossa juventude, e também o de assumir a responsabilidade social em garantir emprego e renda. Nós entendemos que este programa, sobre o aspecto do seu conceito, está emoldurado sob uma causa essencial, a de proteção à nossa juventude, e essa proteção se dá partir da inclusão educacional. Se nós não conseguirmos, no trilhar da vida desse jovens, oferecer uma janela de oportunidade para que o mesmo possa se enxergar e a partir do seu talento, gerar uma ocupação, uma profissão, grande será o risco de perder este jovem para o mundo da violência e das drogas. Por isso, o Primeiro Ofício só se torna efetivo se houver a parceria e adesão do setor empresarial”, pontuou o Governador.

O Programa, gerenciado pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), já inseriu aproximadamente 1.200 jovens em oportunidades no mercado de trabalho e certificou 40 empresas com o Selo “Empresa Cidadã.

O Presidente da ASPAS, Jorge Portugal, reafirmou o compromisso com a inserção de jovens em equipes de trabalho das mais diversas redes de supermercado.

“Hoje, 12 empresas assinam o termo, mas temos a certeza que, em breve, outras devem aderir. Temos envolvido empresas não só dá região metropolitana, mas também de todo o Estado. Nós percebemos a preocupação deste governo com aqueles que mais precisam, em especial durante a pandemia. Enquanto outros estados nos fechavam as portas, aqui tivemos apoio e incentivo para que trabalhássemos e não faltassem alimentos à população. Por isso, assumimos o compromisso em contribuir na geração de oportunidades aqueles que estão em situações mais vulneráveis, entres ele os nosso jovens”.

Além de promover a inclusão social e diminuir os índices de violência, a iniciativa garante cidadania e a execução da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/2000), que determina que empresas de médio e grande porte devem preencher a cota de aprendizes fixada entre 5%, no mínimo, e 15%, no máximo, de acordo com o total de empregados.

“Nós estamos avançando em mais um grande passo deste programa. O primeiro ofício é a parte do jovem aprendiz e se baseia em uma lei federal que determina que toda empresa que possui sete funcionários ou mais deve cumprir a cota de aprendizes, logo esta inciativa reafirma o compromisso com a geração de emprego e renda, mas também garante que a lei se cumpra. Que todos nós, durante o nosso dia-a-dia trabalhemos por este préstimo e por esta garantia”, reforçou o titular da Seaster, Inocencio Gasparim.
 
Empregabilidade

Um estudo divulgado pelo Departartamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) na última sexta-feira (24), aponta que só no primeiro semestre (Jan-Jun/2021) o estado já registrou, aproximadamente, 5.500 novas contrações voltadas a jovens aprendizes. O estudo ainda revela que nos últimos 12 meses a contração de jovens em todo o Pará alcançou cerca de 8.900 novos postos. Os resultados obtidos pelo Pará são os maiores verificados entre os demais estados da Região Norte.

Por Camila Santos (SEASTER)
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Altamira - PA
Atualizado às 01h14 - Fonte: Climatempo
25°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 31°

25° Sensação
0.5 km/h Vento
73.9% Umidade do ar
80% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (24/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (25/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio