Segunda, 13 de Julho de 2020 15:53
93 991516680
Saúde Doação de sangue

Hospitais se unem em campanha de doação de sangue no Pará

Sete unidades públicas gerenciadas pela Pró-Saúde, localizadas na capital e interior, visam estimular novos doadores e ajudar na regularização dos estoques de sangue

05/06/2020 14h22
167
Por: Redação Xingu 230
Hospitais se unem em campanha de doação de sangue no Pará

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus e o isolamento social necessário para combater a propagação da doença, muitas pessoas suspenderam a maior parte de suas atividades, como passear, fazer compras e até mesmo trabalhar. Infelizmente esta nova realidade acabou impactando também as doações de sangue que, de acordo com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (HEMOPA), responsável em fornecer bolsas de sangue para as unidades da rede estadual de saúde, caíram drasticamente nos últimos meses, colocando em risco a continuidade dos atendimentos de saúde.

Atentos a esta situação, e visando a manutenção da assistência aos pacientes, sete hospitais públicos gerenciados pela Pró-Saúde no Pará se uniram para iniciar uma campanha de estímulo à doação de sangue. A iniciativa também faz alusão à campanha Junho Vermelho, mês dedicado à conscientização sobre a importância de aumentar o número de doadores de sangue. Com atuação na capital e no interior, as unidades gerenciadas pela entidade, que tem mais de 50 anos de história, prestam atendimentos de alta complexidade, como hemodiálise, tratamentos oncológicos e atendimentos de urgência e emergência, que demandam uma grande quantidade de bolsas de sangue mensalmente.

Apesar da atenção de todos estar voltada para a pandemia e os atendimentos às vítimas da Covid-19 neste momento, os acidentes de trânsito e domésticos continuam acontecendo, os pacientes oncológicos seguem fazendo seus tratamentos, assim como as hemodiálises e tantos outros atendimentos que necessitam de transfusões, por isso, manter os estoques abastecidos é essencial para a continuidade da assistência.

“O apoio de todos é fundamental para mantermos nosso estoque regular e assim, suprir a nossa demanda. Por isso, precisamos que pessoas com boa saúde e que estejam dispostas a doar, dirijam-se ao Hemopa ou encaminhe seus familiares e amigos para a doação”, ressalta a enfermeira Kérina Quaresma, responsável pela Agência Transfusional do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém.

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, e o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, já estão sofrendo os impactos desta queda nas doações e iniciaram, ainda no mês passado, ações para estimular as doações. Agora, além dessas três unidades da região metropolitana, também entram na campanha o Hospital Materno-Infantil de Barcarena; Hospital Regional do Sudeste do Pará, em Marabá;  Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira; e Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém.

“Estamos pedindo para o doador de sangue a sair de casa para realizar esse ato heroico. A população brasileira é reconhecida por sua postura solidária e certamente dará mais este bom exemplo. Mobilizamos nossos colaboradores, convidados e toda a sociedade para participar dessa corrente de amor”, destaca Viviane Lesses, gerente de qualidade do Oncológico Infantil.

 

Onde doar?

 Único na Região de Integração do Xingu a possuir uma Agência Transfusional em sua estrutura, o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), localizado em Altamira, também está precisando de doações de sangue. Com o período de lockdown, os doadores receberão uma declaração para comprovar a doação. Os interessados podem se dirigir até o Núcleo de Hemoterapia de Altamira, localizado na Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, S/N, bairro Esplanada do Xingu, das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira.

 

Critérios para doar

Para doar sangue, é preciso respeitar alguns critérios. São eles: estar bem alimentado (não precisa estar em jejum); estar bem de saúde; pesar mais de 50kg, Idade de 16 a 69 anos (menor de idade deve comparecer com responsável legal e os maiores de 60 anos já devem ter feito a sua primeira doação em até 60 anos, caso contrário, não poderá doar); ter descansado mais de 6h na noite anterior; apresentar documento legal com foto; se fez tatuagem ou maquiagem definitiva, aguardar por pelo menos 1 ano.

Além disso, por conta da pandemia da Covid-19, algumas restrições estão sendo impostas como: aguardar 30 dias para quem teve Covid-19 comprovadamente (sem sintomas e sequelas); aguardar 14 dias para quem teve contato com pessoas infectadas ou se teve algum sintoma sugestivo.

 

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade.

Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensora gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Altamira - PA
Atualizado às 15h45 - Fonte: Climatempo
33°
Pancada de chuva

Mín. 22° Máx. 33°

35° Sensação
10.1 km/h Vento
46.2% Umidade do ar
80% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (14/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (15/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio