Quinta, 29 de Julho de 2021 06:31
93 991516680
Geral Pará

Santa Casa nas Escolas levará conhecimento sobre saúde no retorno das aulas da rede pública

Reunião nesta quinta-feira (21) alinhou as ações entre a Fundação e a Secretaria de Educação (Seduc) para o Termo de Cooperação Técnica a ser oficializado

22/07/2021 13h20
49
Por: Redação Xingu230 Fonte: Secom Pará

Na manhã desta quinta-feira (22), a Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depe) da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP) reuniu-se, na sede do Hospital, em Belém, com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), para alinhar ações no calendário de retomada presencial de aulas, dentro do projeto Santa Casa nas Escolas. 

Participaram do encontro a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Santa Casa, Lena Cláudia Alencar, e a secretária estadual de educação, Elieth de Fátima Braga, junto com membros das equipes institucionais envolvidas na parceria. 

O momento foi também de confirmar o Termo de Cooperação Técnica correlato entre os órgãos, cuja assinatura está prevista para até o final deste mês, antes do início oficial do semestre letivo, em 2 de agosto. 

Conhecimento sobre Saúde 

O Projeto consiste na divulgação científica sobre temas na área da saúde como um todo, na rede pública estadual de ensino, por meio de vídeos educativos, palestras, oficinas e cursos, entre outros recursos.

Serão contempladas as 927 escolas estaduais, localizadas nos 144 municípios do Pará, que representam o dia a dia de mais de meio milhão de estudantes crianças, adolescentes e adultos. 

“Estamos aqui para estreitar laços e sancionar mais um passo deste Projeto tão importante, extramuro, que leva conhecimento útil para os ambientes das escolas públicas do governo estadual e insere na sociedade a produção e a qualificação do Hospital”, explicou a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Santa Casa, Lena Cláudia Alencar.

O objetivo, segundo ela, é integrar todas as esferas da Santa Casa e da Seduc de modo a prover as necessidades de informação e capacitação de cada município, de cada escola. Na Santa Casa há mobilização de profissionais, residentes de Medicina, residentes de Enfermagem e alunos do Mestrado em Gestão e Saúde na Amazônia. 

“Miramos um objetivo geral, mas nos encontramos prontos para atender às demandas específicas, com trabalhos direcionados, identificando desafios pontuais, como gravidez precoce, depressão e obesidade”, disse a diretora. 

Para a secretária de educação, Elieth Braga, a iniciativa é extraordinária e significa mais uma intensificação da capilaridade e estrutura que a Seduc tem em todo o Pará: “É compartilhar sabedoria, capacitar e qualificar, respeitando que todos nós, no processo educacional, protagonizamos a responsabilidade coletiva das aplicações práticas do conhecimento”, sintetizou. 

Algumas abordagens já previstas, por exemplo, são cursos de primeiros-socorros, de protocolos de Suporte Básico de Vida (SBV), com ênfase em condutas e manobras, na perspectiva de que o preparo mínimo de professores e dos próprios alunos pode salvar vidas em situações de emergência, como em casos de engasgos e quedas.  

Projeto

A parceria Santa Casa nas Escolas começou com efetividade no ano de 2019, mas precisou adaptar as atividades tecnologicamente ao contexto da pandemia do coronavírus. 

Durante o período de aulas remotas, foram produzidos cinco vídeos didáticos sobre prevenção à covid-19, os quais tratam do uso de máscaras, à correta higienização das mãos, com a participação de filhos e sobrinhos de funcionários e residentes da Santa Casa e tradução simultânea em Libras.

O material foi distribuído às escolas com fim de exibiçãoonlinepara os alunos e se mantém disponível em plataformas virtuais e nas redes sociais institucionais para espectativa e download. 

*Texto de Aline Miranda (Ascom / Fundação Santa Casa).

Por Governo do Pará (SECOM)
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.