Norte Energia
AbasteceAki 01
Plantão Xingu 230

Projeto Belo Monte Comunidade faz mais de 9 mil atendimentos no bairro Água Azul

Até dezembro, novo projeto de Responsabilidade Social da Norte Energia levará atividades de cidadania, capacitação profissional e saúde preventiva aos moradores dos cinco bairros construídos pela companhia em Altamira

11/11/2019 15h19Atualizado há 4 semanas
Por: Cinthya MIchelly
Fonte: Norte Energia SA
874

 

Melhorar a qualidade de vida dos moradores dos cinco bairros construídos pela Norte Energia em Altamira por meio de atividades de cidadania, geração de renda, saúde e lazer. Este é o objetivo do Belo Monte Comunidade, o mais novo projeto de responsabilidade social da empresa empreendedora da Usina Hidrelétrica Belo Monte, que promoveu sua primeira ação social no último sábado (09), no bairro Água Azul. Ao todo, foram realizados 9.222 atendimentos entre emissão de documentos, atendimentos médicos e odontológicos, atividades de lazer, cultura, oficinas de artesanato e educação ambiental.

O espaço dedicado à emissão e documentos, resultado de parceria com a Polícia Civil do Estado do Pará, foi um dos mais procurados pela população. A aposentada Lurita Oliveira, de 55 anos, aproveitou para garantir segunda via da identidade. “É importante pra movimentar as coisas do banco e até mesmo para atendimento em um hospital.”, explicou a moradora. O agricultor Antônio Nascimento, de 41 anos, também procurou o serviço e se mostrou satisfeito. “A empresa está de parabéns. Fomos muito bem atendidos”, assegurou.

De acordo com Fernanda Mayrink, coordenadora de Projetos da Norte Energia, o Belo Monte Comunidade reúne uma série de serviços solicitados pelos moradores dos cinco bairros – Água Azul, Jatobá, Casa Nova, Laranjeiras e São Joaquim. “A Norte Energia é a grande articuladora do projeto e reuniu uma rede de instituições públicas e privadas, como a Fiepa e o Município de Altamira, assim como voluntários e associações de moradores, que se comprometeram em trazer serviços fundamentais para a qualidade de vida e cidadania da população”, explicou.

Para Daniel Maia, presidente da Associação de Moradores do bairro Água Azul, a ação celebra um novo momento entre a Norte Energia e os moradores. “A empresa cumpre um compromisso importante que assumiu conosco. Os moradores estão muito felizes com a chegada do Belo Monte Comunidade, que oportunizará mudança de vida para nossa gente”, destacou Maia.

crédito das fotos são para Jaime Souzza/ Acervo Norte Energia.

Empregabilidade

Parceira do Belo Monte Comunidade, a Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Altamira, abriu, durante a ação, inscrições para os cursos profissionalizantes de mecânico de motocicletas, corte e costura e informática. A entidade disponibilizou 380 vagas destinadas exclusivamente aos moradores dos cinco novos bairros.

A agricultora Ivândia Souza, de 42 anos, aproveitou para se inscrever nos cursos de mecânica de motocicleta. “É uma garantia de renda extra. Além do mais, a ação social é importante ver como vai a saúde e aproveitar para criançada brincar”, observou a moradora, que também participou da oficina de culinária e recebeu atendimento odontológico.

Para o eletricista Jonas Santos, de 31 anos, que também se inscreveu no curso de mecânico de motocicletas, a ação social veio em boa hora. “É uma oportunidade única para quem busca qualificação profissional e conhecer novas áreas, como é o meu caso”, pontuou o trabalhador. Já a autônoma Adriane Benjor, 29, optou pela capacitação em corte e costura. “Conhecimento nunca é demais. E de forma gratuita, dentro do nosso bairro, melhor ainda”, destacou a comerciante, que trabalha com venda de açaí no centro da cidade.

Segundo Rita Arêas, vice-presidente da Fiepa, a parceria é uma contrapartida do Conselho de Responsabilidade Social da federação, que articulou parcerias com o Ministério de Trabalho e Emprego, Polícia Civil e Correios para a emissão de documentos de identidade, Carteiras de Trabalho e Cadastro de Pessoa Física (CPF). “Nossa parceria com a Norte Energia vem de longa data e o Belo Monte Comunidade celebra esse novo momento, quando trazemos para os novos bairros, junto com os demais parceiros, o suporte que a população necessita, especialmente no sentido de proporcionar empregabilidade e inserção no mercado de trabalho”, detalhou Arêas.

Agenda

Os cursos do Belo Monte Comunidade no Água Azul começam nesta segunda, e serão realizados das 8h às 18h até sexta-feira. O próximo bairro a receber a ação social da Norte Energia será o Casa Nova, no próximo sábado, 16, das 8h às 17h, com todas as atividades que foram oferecidas na primeira ação.

 

  • Projeto Belo Monte Comunidade faz mais de 9 mil atendimentos no bairro Água Azul
  • Projeto Belo Monte Comunidade faz mais de 9 mil atendimentos no bairro Água Azul
  • Projeto Belo Monte Comunidade faz mais de 9 mil atendimentos no bairro Água Azul
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários